domingo, 29 de maio de 2011

Vettel é o novo embaixador da Infiniti





 A Infiniti, marca japonesa de automóveis de luxo, assinou contrato com o piloto Sebastian Vettel, que passará a ser o embaixador global da marca.
A marca já havia fechado parceria com a escuderia Red Bull, agora, escolheu o piloto para ser o rosto da sua próxima campanha.
Para Simon Sproule, vice-presidente de marketing da marca, a escolha de Vettel se deu naturalmente, uma vez que a Red Bull tem uma abordagem de equipe vitoriosa.
Este é o segundo contrato deste tipo do piloto. Vettel já é embaixador da marca de relógios Tag Hauer.

Ronaldinho Gaúcho fecha seu primeiro patrocínio no Brasil


Ronaldinho Gaúcho finalmente fechou seu primeiro patrocínio desde que voltou ao Brasil. Trata-se da marca chinesa de motos Traxx, que possui atividades no país.
Para o coordenador de comunicação da Traxx, o carisma e a alegria de Ronaldinho alia-se perfeitamente com o conceito da marca, “é fácil ser feliz”.
A montadora já possui participação no futebol, em uma parceria com o Ceará. O objetivo agora é estar ainda mais presente no esporte e aumentar seu mercado.
A Traffic intermediou toda negociação e conseguiu um pequeno alívio no salário do craque, já que a empresa paga 80% dele, sendo o Flamengo os 20% restantes.
Foram necessários cinco meses para que o jogador tivesse sua imagem valorizada, mas resta ainda o clube conseguir um patrocinador máster e a presença de Ronaldinho ainda não cooperou.

Nike fecha com primeira escolha do Draft WNBA


Maya Moore, primeira escolha do draft da WNBA (liga feminina de basquete), já colhe os frutos pela fama. A Nike anunciou um contrato com a jovem atleta, que passará a utilizar a marca Air Jordan.
É a primeira vez na história da Air Jordan que uma mulher será patrocinada. Em sua nova equipe, Minnesota Lynx, Moore usará o número 23.
Para Michael Jordan, Moore provou ser uma vencedora e ter fome pela vitória, além disso, ela possui a vontade de impactar os fãs também fora de quadra.
Moore foi eleita melhor jogadora universitária por dois anos consecutivos e detêm o recorde de 90 vitórias seguidas.

O mundo do Marketing Esportivo



O Marketing Esportivo é uma ferramenta utilizada para comunicar-se com clientes, prospects, colaboradores e comunidade. Tem o esporte, como forma de contato com o target e, portanto, é ligado diretamente à emoção, à paixão.

Esse é o grande diferencial com relação às demais ferramentas de comunicação. Utilizado de forma precisa, o Marketing Esportivo agrega força à marca ou à empresa por meio do simbolismo com os valores do esporte, como superação, trabalho em equipe e liderança, inerentes também ao sucesso na vida corporativa e às características de cada corporação. Sendo assim, empresas de tecnologia buscam se associar ao automobilismo e empresas cujos produtos são de luxo, a esportes como tênis e golfe, por exemplo.

O marketing esportivo tem, como vantagem, o fato de impactar um consumidor relaxado, em meio ao programa e não nos intervalos. Dessa forma, a empresa que faz uso dessa estratégia de comunicação é percebida, não como uma anunciante, mas sim como uma parceira, que permite com que os campeonatos ou times patrocinados possam ter sucesso e continuidade. Mais do que isso, ainda há uma lealdade muito maior a empresas que detém esta imagem. Por exemplo, na Nascar, categoria do automobilismo americano, há uma lealdade de 72% aos patrocinadores. Ou seja, 72% dos fãs da categoria assumem comprar um produto de um patrocinador em detrimento a um não-patrocinador.

Além de ser uma forma de comunicação saudável, envolve sentimentos de uma grandeza insuperável que só o esporte pode oferecer. Adrenalina, alegria, conquista, vibração e emoção são alguns dos elementos que fazem da atividade um misto de aventura e poder. 



Não se pode esquecer o papel dos ídolos, que, nesse processo, são os verdadeiros porta-vozes do mercado, com suas mensagens traduzidas em forma de talentos esportivos.

Eventos como os Jogos Olímpicos, Copa do Mundo e Superbowl, que atraem bilhões de espectadores ao redor do mundo, são bons exemplos de como o esporte surge como uma excelente forma, diferenciada, de atingir objetivos de marketing propostos pelas empresas. Esporte produz entretenimento, produz paixão. Mas é uma indústria e deve ser administrada como um negócio.